Como Saber o Número do NIS (Para saber tem que consulta e etc)

August 3, 2017, by Claudio Pinho

O Número de Inscrição Social, mais conhecido por toda a população brasileira como NIS, é de extrema importância tanto para o Governo Federal, como também para os cidadãos, por razões diversas.

O Governo o utiliza como um instrumento de contabilidade, ou seja, pelo número de pessoas inscritas no NIS, dá para se saber quantas pessoas trabalham de forma autônoma ou ainda informal e também a contribuição dessa população junto ao INSS. O Número do Número do NIS é utilizado para realizar saques de benefícios, consultar saldo, e até mesmo para se inscrever em programas sociais do Governo Federal.

Image-loading-thumb

Para se inscrever, basta i à uma agência da Caixa Econômica Federal, e solicitar a inscrição no PIS. O processo leva apenas alguns minutos, e você já sairá do banco com a sua numeração na mão. Com esse número você poderá fazer a sua carteira de trabalho, e se inscrever em programas como CNH social, Bolsa Família, Pronatec, Prouni e muito mais.

Além disso, é por meio do NIS que o Governo também descobre o quanto está gastando em programa social e caso esteja excedendo o limite orçamentário, pode fazer alguns ajustes no projeto, para que o pagamento não seja atrasado ou ainda algumas pessoas fiquem sem receber o dinheiro, o que é ainda pior do que redução de verba.

Já para as pessoas, é de fundamental importância conhecer o NIS, como uma forma de garantir o INSS, mesmo que o trabalho não seja feito com carteira assinada e também para usar alguns dos programas sociais promovidos pelo Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família e também o SUS.

Por conta desse valor que o NIS passa a ter para as pessoas, a sua consulta pode ser feita de inúmeras maneiras, para que assim, a população conheça o seu número e o use quando precisar, por exemplo, para retirar algum benefício social.