Projeto de pesquisa, ensino e extensão, com apoio do CNPq.

Projeto de pesquisa, ensino e extensão que resgata a história de vida de educadores baianos e disponibiliza esses depoimentos para uso aberto.

Aqui estão os depoimentos históricos que se constituem no que denominamos de vídeos-memória, tudo realizado com a utilização plena e exclusiva de softwares livres.

Esses vídeos-memória estão inseridos na filosofia dos Recursos Educacionais Abertos- REA - estando aqui disponibilizados, no todo e em partes, podendo (e devendo!) ser copiados, distribuídos e remixados.

Como fruto dessa pesquisa e atividade de ensino, numa parceria com o IRDEB/TVE Bahia, foram produzidos interprogramas que estão sendo veiculados ao longo d aprogramação da TVE Bahia 9Canal 10.1 em HD/Canal 2 analógico) e na rede em www.irdeb.ba.gov.br/tveonline

Veja os interprogramas (clips) aqui.

Veja aqui um vídeo sobre o projeto:

Captura_de_tela-4

Entrevistados:

Profa. Iracy Picanço

Depoimento da Professora Iracy Picanço ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 21/10/2010, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Prof. Edvaldo Boaventura

Depoimento do Professor Edvaldo Boaventura ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 16/11/2010, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Profa. Leda Jesuino

Depoimento da Professora Leda Jesuino ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 03/05/2011, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Profa. Dilza Atta

Depoimento da Professora Dilza Atta ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 31/05/2011, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Prof. Roberto Santos

Depoimento do Professor Roberto Santos ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 11/10/2011, na faculdade de Educação da Universidade federal da Bahia.

amabilia

Profa. Amabília Almeida

Depoimento da Professora Amabília Almeida ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 18/10/2011, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Prof. Silvestre Teixeira

Depoimento do Professor Silvestre Teixeira ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 24/04/2012, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Profa. Makota Valdina

Depoimento da Professora Makota Valdina ao projeto Memória em Vídeo da Educação na Bahia, gravado em 22/05/2012, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Profa. Maria Augusta

Depoimento da Professora Maria Augusta Rosa Rocha para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 04/12/2012.

Prof. Hélio Duarte

Depoimento do Professor Hélio Duarte para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 19/04/2013, como parte da memória do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO).

Prof. Zé Carlos

Depoimento do Professor Zé Carlos Souza para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 24/04/2013, como parte da memória do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO).

Prof. Nelson Pretto

Depoimento do Professor Nelson Pretto para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 24/04/2013, como parte da memória do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO).

Prof. Aurélio Gonçalves

Depoimento do Professor Aurélio Gonçalves de Lacerda para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 17/05/2013, como parte da memória do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO).

Prof. Cesar Leiro

Depoimento do Professor Augusto Cesar Reis Leiro para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 17/05/2013, como parte da memória do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO).

Profa. Ana Elisa Ribeiro

Depoimento da Professora Ana Elisa Ribeiro para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 14/06/2013.

Profa. Teresinha Fróes

Depoimento da Professora Teresinha Fróes para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 05/05/2015.

Profa. Elizete Passos

Depoimento da Professora Elizete Passos para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 24/03/2015.

Profa. Mary Arapiraca

Depoimento da Professora Mary Arapiraca para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 10/11/2015.

Profa. Vanda Machado

Depoimento da Professora Vanda Machado para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 23/08/2016.

Perfilino Neto

Depoimento de Perfilino Neto para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 27/09/2016.

Zé de Jesus Barreto

Depoimento de Zé de Jesus Barreto para o projeto Memória em vídeo da Educação na Bahia. Gravado na Faculdade de Educação da UFBA, em 04/10/2016.